O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens no Brasil, atrás apenas do de pele não-melanoma. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca),estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata ao ano no Brasil. O risco estimado é de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

 

O Inca tem uma cartilha excelente com todas as informações do câncer de próstata. Por meio de informação segura, ajuda na quebra do preconceito, medo e desconhecimento, que são barreiras que impedem os homens de cuidar melhor da saúde. Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? está disponível para que todos tenham orientação correta em mãos e um alerta para que cada homem se dirija a um médico, em caso de suspeita ou dúvida.

Riscos e prevenção

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida. Porém, o risco aumenta muito com a idade – no Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. No entanto, há tumores que podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

 

A consulta com urologista uma vez ao ano deve fazer parte dos cuidados com a saúde do homem, que precisa entender que prevenir é o melhor caminho contra o risco real do câncer de próstata.

 

Segundo especialistas, 90% dos casos diagnosticados em fase inicial têm cura. Felizmente, a informação tem despertado o sexo masculino, principalmente iniciativas como a do Novembro Azul. A campanha atinge um número de pessoas cada vez maior, e é muito importante que o assunto seja discutido, para que os homens saibam da real necessidade de ir a um urologista ao menos uma vez ao ano, como indica a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

 

Fique alerto aos sintomas:

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata.

  • dificuldade de urinar
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite

Na fase avançada, pode provocar:

  • dor óssea

Quando mais grave:

  • infecção generalizada
  • insuficiência renal

 

Números de casos:

» Brasil: estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

» Sudeste: estimam-se 30.080 casos novos de câncer de próstata para cada ano. Esses valores correspondem a um risco estimado de 69,83 casos novos a cada 100 mil homens.

Previna sua saúde e seu bolso:

Os homens também precisam ir ao médico regularmente, principalmente após os 40 anos. Não só o câncer de próstata, mas outras doenças graves tornam-se mais comuns com a idade, como a hipertensão e a diabetes. Além disso, a saúde fica mais fragilizada de forma geral, e uma simples partida de futebol pode representar riscos.

Isso costuma exigir uma frequência maior de consultas, exames ou até tratamentos e procedimentos cirúrgicos que vão pesar no bolso. Uma forma de prevenir não só a saúde mas o bolso de gastos imprevistos são os planos de saúde. Na Affinity temos especialistas para você conversar e encontrar o plano ideal – sem nenhum custo adicional! Peça agora mesmo sua cotação sem compromisso.

WhatsApp chat