Na gravidez, as mulheres não só podem como devem se exercitar, pois o sedentarismo é prejudicial para a saúde da mãe e do bebê. Desde que não haja nenhum risco na gravidez, podem ser realizados exercícios de baixa intensidade e sempre com o consentimento do obstetra que acompanha o pré-natal.

Benefícios dos exercícios durante a gravidez

O sedentarismo é prejudicial para a saúde da mãe e do bebê. A atividade física ajuda a fortalecer a musculatura e estimular a queima de calorias evitando o ganho de peso, que trazem soluções para problemas comuns às gestantes nessa fase da vida.

Reduz a incontinência urinária

Um problema comum às grávidas é a incontinência urinária, devido ao peso do bebê sobre a região e os hormônios que relaxam os músculos do períneo. Isso certamente traz desconforto e inconveniências, mas há exercícios para ajudar a lidar com esse problema fortalecendo a musculatura da região pélvica, como a fisioterapia e o pilates.

Reduz dor nas costas

O peso do bebê nos 9 meses de gestação também sobrecarrega a coluna da mulher, que frequentemente sofre com dores nas costas. Os exercícios ajudam a acomodar melhor o peso sobre as vértebras, aliviando as dores.

Previne ganho de peso excessivo

Realizar atividades físicas ajudam a equilibrar o saldo energético, prevenindo que se acumule mais energia do que se gasta e evitando o excesso de peso. Assim, também se previne outros problemas como dores nas costas, inchaço, e indiretamente a pressão alta e a diabetes gestacional.

Previne chance de diabetes gestacional
O ganho de peso excessivo é fator de risco para a diabetes gestacional. Por isso, fazer exercícios aliados a uma dieta equilibrada ajudam a prevenir o desenvolvimento da doença, que põem em risco a saúde da mãe e do bebê, e que pode evoluir para um estágio crônico da diabetes – que não tem cura.

Melhores exercícios para as grávidas

Evite esportes de alto contato ou com risco de quedas. Os melhores exercícios são aqueles de menor impacto:
Hidroginástica

A resistência da água alivia o peso e o impacto do exercício sobre o corpo, por isso a hidroginástica é segura para as gestantes. Reduz dores nas pernas, nas costas e também o inchaço comum à gravidez.

Caminhada

A caminhada é a atividade ideal para aquelas mulheres que eram sedentárias antes de engravidar. Escolha um tênis de bom amortecimento e beba água regularmente durante o exercício.

Bicicleta ergométrica

A bicicleta normal não é recomendada pelo risco de queda. Por isso, uma alternativa segura é a bicicleta ergométrica. Mas cuidado – é preciso atentar para não acelerar demais os batimentos cardíacos, que não devem passar de 140/s.

Pilates

Melhora a respiração, a frequência cardíaca, fortalece os músculos e melhora a postura.

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