A tuberculose ganglionar é uma versão rara da tuberculose, mas que não é contagiosa e tem baixo índice de letalidade. O tipo mais frequente é a tuberculose pulmonar, que confere mais de 85% dos casos. A mesma bactéria pode atingir não só os pulmões como também, nesse caso, os gânglios.

Sintomas

  • Febre
  • Tosse seca e contínua
  • Cansaço
  • Falta de apetite
  • Suor excessivo
  • Calafrios
  • Inchaço
  • Dor no corpo

Nem sempre surgem todos esses sintomas, e por serem pouco significativos, é comum que o indivíduo infectado não dê atenção aos sinais e leve meses com a doença sem procurar um médico. Por isso, é muito importante buscar o diagnóstico correto com um profissional de qualidade.

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser feito por médico especialista a partir de exames laboratoriais e da investigação complementar com exames de imagem.

Tratamento

Assim como na tuberculose comum, o tratamento da tuberculose ganglionar é feito com antibióticos por pelo menos 6 meses a 1 ano. A tuberculose tem cura, mas o tratamento deve ser feito com muita disciplina, assim como em outras doenças causadas por bactérias. Isso porque se nem todas as bactérias forem atingidas pelo antibiótico, podem surgir cepas mais resistentes e difíceis de combater.

Causas

A tuberculose ganglionar pode se desenvolver em decorrência da baixa imunidade. A bactéria também pode ficar incubada no organismo sem apresentar sintomas, e ser reativada pelo estresse, baixa imunidade, e má alimentação.

A tuberculose tem cura, mas ainda atinge 70 mil pessoas por ano e causa cerca de 4 mil mortes no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. É crucial relembrar a importância de se procurar um médico ainda nos sintomas mais comuns da doença, e levar o tratamento à risca uma vez diagnosticada a tuberculose.

Para prevenir os custos com consultas e internações, o ideal é ter um bom plano de saúde. Converse agora com um de nossos consultores pelo (21) 2620-8181, ou peça uma cotação online.


BeautyHubBrasil © 2021 Todos direitos reservados